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Lucena Consulting
serviços

Os vários tipos de serviços prestados pela Lucena Consulting.

Consultoria estratégica de comunicação

A comunicação é uma ferramenta essencial da Gestão, dos Gestores, dos Colaboradores, dos clientes ou fornecedores, etc. Seja numa empresa, associação ou entidade, a comunicação é fundamental para serem atingidos os fins pretendidos pelo seu emissor. Uma comunicação integrada, clara, transparente, verdadeira e fluida pode ser a chave para o sucesso de uma organização. Mas atenção, o contrário também é verdade! É por isso é desejável que todas as entidades sejam sensíveis á consultoria estratégica de comunicação para delinear, antecipar, prever ou responder ao fenómeno comunicacional que está permanentemente presente nas diversas plataformas existentes.

Comunicação de crise

A Comunicação de Crise é por definição uma comunicação específica. No entanto, não existe um manual científico que determine todos os procedimentos que se devem tomar num momento de crise. Mas uma rápida analise aos acontecimentos e uma resposta coordenada e consentânea podem e devem reverter uma situação de crise para uma situação de normalidade.

Comunicação institucional

O posicionamento de determinada marca, empresa ou entidade, deverá ser sempre definido em conjunto pelos principais gestores de uma organização e os respetivos especialistas e consultores. Como atingir determinado objetivo? Qual o retorno esperado? Em que suportes deverá estar presente? Que públicos quero atingir? Quais os parceiros? Estas são apenas algumas perguntas que deverão ser respondidas antes de se iniciar um processo integrado de Comunicação Institucional.

Comunicação Financeira

Esta comunicação é fundamental para a perceção que o mercado tem sobre determinada empresa e a sua gestão. É também uma comunicação específica e que requer uma linguagem comunicacional singular. Os mercados financeiros são muito sensíveis às mensagens que absorvem, e se forem de índole financeira mais despertos estarão. Nesta comunicação específica é bom estar ciente que uma mensagem dúbia, pouco clara ou incorreta pode criar uma crise de repercussões incalculáveis. Por outro lado, determinadas mensagens fora de contexto podem alterar significativamente o valor da empresa, criando no mercado uma falsa realidade que não é percecionada e por isso passível de levar ao engano os principais steakholders. É uma comunicação que requer um nível de requisitos muito apertados e exigentes.

Media training

Quantas vezes assistimos a situações em que o protagonista da noticia é confrontado com situações inesperadas? Um gesto, uma resposta pouco clara, um tom de voz alterado, um aparte inusitado? E quando são estas as situações que vão prevalecer na opinião pública e publicada em detrimento do que foi dito e que o entrevistado considerava que era mais relevante?  Todos os dias temos exemplos destes na comunicação social. Para tentar evitar estas situações é muito importante o entrevistado estar ciente que tudo o que faz ou diz pode ser usado editorialmente. O uso do Media Training pode ajudar a uma maior clareza numa inter-acção com a comunicação social.

Clipping

Esta ferramenta é fundamental para se poder analisar o mercado como um todo e a empresa e/ou marca em particular. Analisamos o mercado antes para se fundamentar uma estratégia integrada de comunicação. Analisamos durante para acertar e monitorizar a estratégia definida. Analisamos o mercado no fim de cada acção de comunicação para, em conjunto com o cliente, definirmos as acções futuras.